sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Formas de escrita

[texto em jornal impresso]
Encarar o Diabo e ainda contar a história não é para qualquer reles mortal. Talvez para fazer jus ao nome, o site Patife – http://www.patife.art.br - resolveu bater às portas do Inferno para conferir o que anda aprontando o Eterno Inimigo do Homem. O resultado pode ser visto na atual edição especial do site, que recebeu o nome de Especial Cramulhão, reunindo catorze escritores brasileiros contemporâneos que colocaram o Diabo enfrentando situações dramáticas, cômicas e metafísicas

Um dos destaques deste especial é o conto “Um dia, o Paraíso”, de Wir Caetano. Nele, o personagem-tema destila a solidão cósmica causada pela queda e seus pensamentos passionais em “irmanar-se” com o Criador. Já em “O jogador”, de Tadeu Sarmento, o Diabo é convocado para dar uma forcinha – com sua “língua de láudano macia”, conforme nota o escritor – em um jogo de cartas de tudo ou nada. Participam ainda do Especial Cramulhão os escritores Cassiano Viana, Crib Tanaka, Eliana Pougy e Lois Lancaster, entre outros.


Quase todos os autores que participam do Especial Cramulhão ainda não foram publicados em livros. A exceção fica por conta de Wir Caetano, autor de Morte Porca e blogueiro, estando à frente de Monlô - http://www.monlo.blogspot.com -, Lois Lancaster, que teve publicado o livro Ceneida, e Ana Elisa Ribeiro, autora de Fresta por onde olhar. Para o editor Cassiano Viana, o Especial Cramulhão – o segundo do ano publicado pelo site, o primeiro foi Harém, reunindo somente textos de escritoras – é mais um exemplo da qualidade e envolvimento da chamada nova geração de escritores com a Literatura.

[versão online do jornal]

Primeiro bloco
Encarar o Diabo, e ainda contar a história não é para qualquer reles mortal. Talvez para fazer jus ao nome, o site Patife resolveu bater às portas do Inferno para conferir o que anda aprontando o Eterno Inimigo do Homem. O resultado pode ser visto na atual edição especial do site, que recebeu o nome de Especial Cramulhão.

Um dos destaques deste especial é o conto “Um dia, o Paraíso”, de Wir Caetano. Nele, o personagem-tema destila a solidão cósmica causada pela queda e seus pensamentos passionais em “irmanar-se” com o Criador. Já em “O jogador”, de Tadeu Sarmento, o Diabo é convocado para dar uma forcinha – com sua “língua de láudano macia”, conforme nota o escritor – em um jogo de cartas de tudo ou nada. Participam ainda do Especial Cramulhão os escritores Cassiano Viana, Crib Tanaka, Eliana Pougy e Löis Lancaster.


Segundo bloco
Quase todos os autores que participam do Especial Cramulhão ainda não foram publicados em livros. A exceção fica por conta de Wir Caetano, autor de Morte Porca e blogueiro, estando à frente de Monlô, Lois Lancaster, que teve publicado o livro Ceneida, e Ana Elisa Ribeiro, autora de Fresta por onde olhar. Para o editor Cassiano Viana, o Especial Cramulhão – o segundo do ano publicado pelo site, o primeiro foi Harém, reunindo somente textos de escritoras – é mais um exemplo da qualidade e envolvimento da chamada nova geração de escritores com a Literatura.


[webjornal]
Abandonai toda a esperança, vós que aqui entrais. O aviso extraído da Divina Comédia bem que poderia estar estampado na página de abertura do site Patife. Os editores resolveram abrir as portas do Inferno e colocaram no ar a Edição Cramulhão. Catorze escritores brasileiros contemporâneos exorcizaram seus demônios interiores e entre eles estão Tadeu Sarmento, Ana Elisa Ribeiro, Hefestus de Lemnos e Wir Caetano. O site traz ainda, como destaque, contos de Sebastião Nunes e Nelson de Oliveira, além de matéria sobre os 400 anos do romance Dom Quixote.

Links relacionados:
Como surgiu o site Patife
Lançamento do site é marcado por mini-turnê do escritor João Filho em BH e RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário